Olá pessoal,
No Darghos hoje entrou no ar o sistema de Sockets, além do sistema de Hunts Miticas que na verdade já estava funcionando parcialmente (sem a principal recompensa, que é os sockets que entraram hoje).
Como ainda não tive oportunidade de explicar o sistema em uma noticia vou faze-lo agora.
1) Hunts Miticas
As hunts míticas são um conteudo para leveis medio a alto, e tem um objetivo de trazer um conteudo desafiador para esses jogadores - pelo menos mais desafiador que os monstros originais do jogo (que para leveis altos, não são mais tão desafiadores assim).
O sistema consiste em expandir uma hunt em níveis de dificuldade, aonde o jogador poderá efetuar a mesma hunt, no mesmo lugar, mas com versões mais fortes dos monstros que ali estão.
O acesso a hunt mítica é feito por um portal que se encontra na entrada de cada respawn. Atualmente as hunts que possuem versões míticas são todas em Aracura: Dragon Lair, Wyrm Lair, Demon Hell, Hydras Temple e Drakens City.
Pretendo adicionar mais hunts míticas, como Behemoths, Heros, Black Knights, Frost Dragons, High Lizards, além de hunts de low level com versões míticas, como Cyclops, Dwarfs, etc.
2) Níveis de Dificuldade
Atualmente o sistema de hunts míticas possui 5 níveis de dificuldade, além do nível de dificuldade normal do jogo (que chamamos de 0).
A cada nível de dificuldade aumentado, os monstros irão ficar mais rapidos, mais fortes, atacarão mais frequentemente, além de ganharem mais pontos de vida. No nível mais dificil (5) os monstros também ganharão novas habilidades, como por exemplo aumento de velocidade, uma nova magia de dano, efeito de paralyze, entre outros.
É claro que o sistema não envolve apenas tornar as coisas mais dificeis sem nada em troca, por isso as criaturas também passarão a conceder mais experiencia, além de uma chance de dropar seus loots mais raros melhor. Além dos sockets, que serão explicados mais a frente.
3) Recordes, tempo e pontuação
O sistema de miticas foi também pensado para existir uma certa competição entre os players, por isso existe um ranqueamento aonde é possivel ver quem foi o jogador que fez tal mitica no nível mais dificil.
Para tal, foi necessario transformar a hunt uma especie de evento com inicio e fim, e um tempo para ser concluido, aonde a pontuação depende de quantas criaturas o jogador conseguiu derrotar ao longo do tempo, sem morrer é claro.
As pontuações são possiveis de se conferir na sala de preparação das miticas.
4) Mortes e Penalidades
Devido a extrema dificuldade, mortes serão bem mais faceis de acontecer do que no jogo normal, o que iria significar em grandes prejuizos de experience,e perda de skills, inviabilizando totalmente a proposta.
Por isso, as penalidades normais do jogo em míticas foram transferidas para o gold. Ao entrar em uma hunt mítica é cobrada uma taxa e essa taxa aumenta consideravelmente a cada morte do jogador.
As mortes funcionam como uma frag de pvp: cada vez que você morre ela continuará sendo contada no preço da entrada pelo periodo de 24h. Uma nova frag, incrementa esse tempo em 24h.
O preço da entrada aumenta de maneira exponencial, o que significa que, apesar de não existir penalidade na morte na forma normal do jogo, a penalidade no gold pode ser pesada ao jogador que não toma muito cuidado para evitar mortes, e acaba acumulando muitas mortes.
5) Modo Solo e Party
O sistema foi pensado para ser jogado por players sozinhos, mas também conta com uma versão em party aonde o jogador pode ir com amigos.
Mas saiba que as dificuldades em party são maiores, pois além das criaturas ficarem mais fortes, o numero de monstros no respawn também aumenta conforme maior a party. O numero maior de pessoas na party será de 4.
Uma outra informação importante é que no modo solo, o comportamento dos monstros se modifica de acordo com a vocação do player, isso é para tornar todas as classes igualmente possiveis de "brincar" no sistema, já que sem isso por exemplo as vocações com pouca sobrevivencia ficariam limitadas.
6) Itens com Sockets
Nas hunts míticas o jogador irá ter uma chance de conseguir versões melhoradas dos drops dos monstros, esses são itens que podem ter 1 ou 2 sockets.
Os itens com socket são sinalizados com um pequeno ponto no lado esquerdo superior do item. Tendo dois pontos, significa que possui dois sockets, e assim por diante. Mas afinal, o que faz os sockets no item? Os sockets são inspirados no sistema de Imbuiments do Tibia atual, e sua função é similar a de lá, ele permite que o jogador "encante" o item com um efeito especial. |
Efeitos dos Sockets
Note que nem todos os efeitos estão disponíveis em todos tipos de itens:
- Proteção de dano elemental (escudo e armor).
- Converte o seu dano em dano de algum elemento (arma).
- Aumento de skills ou magic level (arma e capacete).
- Efeito de dano crítico (arma).
- Efeito de life leech (roubo de vida) (arma e armor).
- Aumento de velocidade de movimento (botas).
- Aumento de efeito de poções de mana (arma e pernas).
Além destes efeitos, mais para frente pode ser adicionado novos efeitos.
Note que apesar dos efeitos serem quase todos os mesmos do Tibia Global, os valores podem não ser os mesmos e foram ajustados por questões de manter as coisas balançeadas.
Para adicionar um efeito a um item com socket primeiro se clica com o direito no item e seleciona a opção Sockets, depois, basta selecionar o efeito desajado na lista.
O efeito tem duração de 24h, e possui um custo em Loyal Coins. Apos esse tempo, o efeito precisa ser comprado novamente.
Loyal Coins é uma moeda especial para os itens com socket e a maneira de conseguir-las é fazendo as tasks diarias. A cada task completada, o jogador ganhará 90 pontos.
6) Baú Semanal (recompensa extra)
O sistema inclui também o baú semanal, que se encontra no depot de Aracura, aonde o jogador poderá obter um item extra baseado nas hunt mítica que ele fez durante a semana anterior.
A cada hunt mitica efetuada, caso o jogador tenha atingido a pontuação minima de 50% ela poderá ir para a recompensa semanal da proxima semana.
Quando o bau libera na proxima semana, o jogador pode escolher qual mitica ele deseja a recompensa, e então será sorteado alguns itens para ele escolher um.
Na tela do bau de miticas o jogador pode também visualizar as recompensas de cada hunt mítica, o que pode ajudar o jogador a decidir qual hunt mitica dá o item que ele acha melhor para ele.
O sistema pode ser também usado para saber os drops de cada uma dessas hunts, apeasr de não mostrar em detalhes o que dropa de cada bixo (a tela é mais orientada para o bau). Mas os drops, são os mesmos.
Vale lembrar que o bau semanal é liberado sempre apos o server save das segundas-feiras. E sempre baseado na mítica da semana anterior!.
Um resumo do ano
Bom pessoal, espero que gostem do sistema! Esse update encerra os updates desse ano.
Este foi um ano que voltei a mecher com Darghos depois de um grande periodo afastado do mundo dos OTs. Iniciei esse projeto do Darghos inspirado nas versões 7.4 em meados de maio. Uma ideia que já tinha a muitos e muitos anos atras.
O server foi ao ar inicialmente em estagio beta em Junho e está online até agora (já não considero mais beta, mas um server definitivo). Ao longo desse tempo trouxe muitas novidades ao jogo, tais como:
- Crafting para runes e outros itens
- Backpack pessoal
- Inumeras tasks
- Montarias capturaveis
- Bosses semanais de addon e montarias
- Rookgaard com bastante Roleplay
- Hunts Míticas
- Items com sockets
- Evento de Natal
Inicialmente não esperava ninguem jogando, queria apenas fazer um server que eu mesmo gostasse de jogar, mesmo sozinho (sou sim, um grande fã desse jogo).
Ao longo dos meses um numero mais alto que eu esperava de pessoas jogaram, e elogiaram o trabalho (admito que não esperava ninguem jogando). O que com certeza dá uma motivação a mais para continuar trabalhando no projeto. Obrigado a todos!
Tenho varias ideias que irei implementar em 2022 buscando criar um server inovador e moderno, mas ainda fiel aos principios do Tibia 7.4. Espero que estejam gostando. E continuem conosco.
Um bom ano novo a todos!